Aproveitamento de Água da Chuva


fev 27, 2020 , , ,

Projeto de Captação de Água da Chuva

O aproveitamento da água da chuva é uma realidade cada vez mais presente, tanto em residências como em empreendimentos diversos.  A implantação de sistema de captação é incentivada pela economia que o mesmo proporciona, além das legislações que obrigam a instalação destes sistemas.

O reaproveitamento de águas pluviais em Joinville-SC, por exemplo, é objeto da Lei Complementar nº 492, de 8 de dezembro de 2017, que altera uma outra lei anterior: a Lei Complementar nº 220, de 3 de outubro de 2006. Esta legislação municipal obriga a implantação de projeto de reaproveitamento de água da chuva em edificações com área total construída superior a 250 m². As edificações incluem residências, estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, e condomínios.

Outra normativa que discorre sobre este tema é a NBR 15.527 de 2019, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A norma tem como título: “Aproveitamento de água de chuva de coberturas para fins não-potáveis – requisistos”. São quatorze páginas que mostram como se deve elaborar um projeto de captação de águas pluviais e como fazer, na prática, um sistema de aproveitamento da água da chuva de forma adequada. Isto inclui desde a concepção do sistema, passando pelo dimensionamento de calhas, condutores e reservatórios, até as especificações referentes ao tratamento e qualidade da água.

Mas quanto custa implantar um sistema de águas pluviais? Isso irá depender principalmente do tamanho do reservatório que você irá obter, bem como a quantidade de telhado disponível para captação da água da chuva, e ainda a intensidade pluviométrica da região em estudo. Além da obra em si e da aquisição de materiais, será necessário, antes de tudo, a contratação de um profissional específico para elaborar o projeto que irá conter os desenhos técnicos e o memorial descritivo. A parte de projeto também possui um valor de investimento variável, podendo ser próximo de R$1.000,00 (para alguns projetos residenciais, por exemplo) de honorários, até R$10.000,00 (para grandes projetos de condomínios e/ou indústrias de grande porte).

O profissional devidamente habilitado, tal como um Engenheiro Ambiental, irá emitir uma Anotação de Responsabilidade Técnica – ART pelos estudos. Assim, a empresa irá possuir toda a documentação necessária para apresentar ao órgão ambiental, quando for solicitado, seja através de alguma notificação ambiental, seja como condicionante de licença ou então como item obrigatório para se requerer uma licença ambiental. Através de profissionais competentes e habilitados, seu projeto deverá ser aprovado com maior facilidade, além de trazer maiores benefícios através de dimensionamentos precisos e eficientes do sistema como um todo.

Aqui na Galileu Engenharia possuímos equipe técnica qualificada e com experiência nestes projetos. Para maiores informações, inclusive de valores, fique à vontade para entrar em contato, ok?

Tem mais dúvidas?

Manda pra gente através da caixa de texto abaixo, ou então no nosso e-mail: contato@galileuengenharia.com.br

 

Juliano Pereira
Engenheiro Ambiental e Sanitarista