NBR 10.151/2019 x NBR 10.151/2000 – Entenda as diferenças e dificuldades
Em junho de 2019 tivemos acesso na integra à nova redação da NBR 10151, que atualiza, cancela e substitui sua antiga versão publicada no ano 2000. Com isso o processo de obtenção de Certidão de Pressão Sonora, bem como os demais processos envolvidos com Poluição Sonora sofreram grandes impactos.
A nova versão da Norma 10151 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT estabelece procedimentos mais detalhados, do que a norma anterior. Alguns procedimentos deixam de ser estabelecidos pela interpretação do avaliador e passam a ser direcionados pela norma de ruído, afinal, uma norma deve exatamente padronizar técnicas e procedimentos
Uma questão relevante refere-se à disponibilidade de equipamentos que estejam em conformidade com a nova NBR 10.151/2019, visto que o instrumento (sonômetro ou decibelímetro ou medidor de nível sonoro) que anteriormente deveria atender as especificações conforme IEC 60651, agora devem atender aos critérios da IEC 61672 (todas as partes).
Com isso, os equipamentos que até então atendiam a legislação, passaram a ficar obsoletos. Poucos fabricantes possuem equipamentos em conformidade, visto que a IEC 61672 possui 03 partes e, no momento, à nível nacional não existe nenhum laboratório e nem mesmo o INMETRO é capaz de realizar os testes de aprovação de modelo (parte 02 da norma). Se você deseja adquirir algum medidor, confira sempre com o fabricante se o mesmo está atendendo a NBR 10.151 de 2019.
Já os instrumentos que possuem aprovação de modelo (instrumentos importados), por sua vez, passaram por testes de aprovação em laboratórios internacionais que não são reconhecidos pelo INMETRO. Desta forma, os mesmos também não atendem a NBR-10151, o que acaba gerando ainda mais dúvidas.
Outra importante alteração que contribui (ou não) para grande parte das empresas, é que a nova Norma ressalta que sons intrusivos devem ser descartados da medição. Ou seja, não devem ser incluídos estes tipos de ruído externo, tais como de veículos trafegando na rua, cães latindo, ou mesmo ruídos de empresas vizinhas que não são objetos de estudo.
A Galileu Engenharia se adequou a nova Norma e adquiriu sonômetro que atende as duas partes da nova NBR 10.151/2019, equipamento este que já é aceito pelos órgãos ambientais. Também dispusemos aos nossos técnicos curso presencial para atualização da nova normativa. Com estas ações, nossa equipe está pronta para atender os clientes que necessitam de laudo de ruído ou medições sonoras ou obtenção de certidão de pressão sonora.
Tem mais dúvidas?
Sem problemas! Manda pra gente através da caixa de texto abaixo, ou então no nosso e-mail: contato@galileuengenharia.com.br
Robson Daniel Francisco
Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho