Se você trabalha em um escritório de engenharia, ou já teve contato com essa área, provavelmente você já deve ter ouvido essa expressão “preciso de um projetista” ou então “preciso de um cadista”. Mas, quem são essas pessoas?
Os projetistas são profissionais que podem ser engenheiros, arquitetos, técnicos de outras áreas e especialistas, que possuem a capacidade de desenvolver um desenho técnico a partir de uma ideia. Esta demanda ocorre em diversas ocasiões. Aqui mesmo no escritório da Galileu Engenharia, contamos com profissional que exerce exatamente esta função.
Vamos exemplificar uma situação: para iniciar obras de um prédio, é necessária a elaboração de vários projetos, cujos desenhos serão impressos ou plotados em folhas devidamente dimensionadas, com representação de todas as medidas de cada componente da obra e demais informações visuais que irão nortear as ações práticas de quem for executá-la. Neste caso do prédio, o engenheiro civil, engenheiro ambiental e/ou sanitarista e outros profissionais que possam estar envolvidos, deverão apresentar o projeto arquitetônico, projeto executivo, projeto hidrossanitário, projeto de combate de incêndio para aprovação junto ao Corpo de Bombeiros, projeto de controles ambientais para o órgão ambiental, entre outros. Estes projetos precisam estar de acordo com as normativas de desenho técnico que a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT determina.
Alguns engenheiros que realizam os cálculos deste projeto e desenvolvem o memorial descritivo do mesmo, também fazem o desenho, transcrevendo todas as informações para o projeto/desenho técnico. Por outro lado, muitos engenheiros não fazem esta segunda etapa do serviço, de colocar as informações no papel através de softwares específicos para isto. Por este motivo, contratam projetistas para efetuar este trabalho, haja visto que eles são especialistas neste tipo de serviço. Aqui na Galileu, temos engenheiros que trabalham com os desenhos técnicos e também temos projetista. Com a presença de ambos podemos atender todas as demandas que chegam até nós de uma maneira rápida e eficiente.
E o que o cadista faz? O mesmo que o projetista, só muda a nomenclatura atribuída. Chama-se cadista pois um dos softwares mais famosos e tradicionais nos projetos de engenharia é o Auto Cad, e esta referência nominal é utilizada. Outros softwares também levam o nome “Cad” em suas marcas, fazendo com que o nome “Cad” e “Cadista” sejam comumente utilizados no setor de engenharia.
E quanto um projetista cobra para fazer um projeto? Bom, isto dependerá do que você precisa, do tamanho e da complexidade do serviço a ser executado. Um projeto arquitetônico de uma casa, por exemplo, o cadista pode cobrar aproximadamente R$500,00 (valor estimado em 2020). Mas isto não é uma regra: cada profissional tem seu modo de orçar, e cada casa tem suas especificidades. Também é importante saber para que fins este projeto será elaborado: será para aprovação na Prefeitura? Será um croqui para que o proprietário tena noção de como irá ficar a obra? Estas questões também influenciam no orçamento do serviço. Caso você precise de um valor exato para algum projeto em específico, fique a vontade para cotar com a Galileu Engenharia.
Esperamos ter contribuído para seu entendimento sobre este assunto.
Tem mais dúvidas?
Manda pra gente através da caixa de texto abaixo, ou então no nosso e-mail: contato@galileuengenharia.com.br
Juliano Pereira
Engenheiro Ambiental e Sanitarista